O que é a Busca do Budismo pelo Nirvana

Por: Ryath (Inspirado e intuído pelos mentores)

O Budismo, devido as más traduções, dá a entender que ele tem uma proposta de eliminar o sofrimento, mas não é isso.
O que no Budismo se chama erroneamente de sofrimento é na verdade os ciclos da vida de altos e baixos que passamos, e isso deixa as pessoas insatisfeitas.
As pessoas desejam sempre estar muito bem, querem os altos da vida, mas não os baixos, e isso deixa os seres humanos insatisfeitos.
Muitas pessoas buscam o bem estar, e ninguém busca o que é ruim, todo mundo quer o que é melhor, de acordo com seus conceitos do que é bom.
Frente a esse problema de desejarmos estar sempre bem, Sidarta Gautama, o Buda, deu uma solução para ele, sendo impossível acabar com os baixos da vida, existe algo maravilhoso que podemos conseguir, que é atingir o Nirvana.
O Nirvana é um estado de felicidade muito grande, que é um estado continuo de bem-estar, de sentir o tempo todo coisas muuuuuuiiiitoooo boas.
Já que não conseguirmos eliminar os baixos da vida, que traz aborrecimentos e muitas vezes também o sofrimento, estar em um estado de grande felicidade o tempo todo, é uma forma de estar muito bem.
Mesmo frente os acontecimentos ruins e indesejáveis da vida, estar no Nirvana traz um estado de estarmos muito bem, nos deixa internamente com muito bem-estar, e os baixos da vida se tornam muito mais suportáveis com isso.
O Nirvana é a felicidade incessante, o que não significa que não vamos ter frustrações e aborrecimentos, mas mesmos nessas situações, vamos ter isso que de bom, esse bem-estar grande, que é bem melhor que não ter problemas, dificuldades ou sofrimentos.  
Na vida o que podemos ter de melhor é a felicidade.
Nós buscamos o bem-estar em muitas das situações na vida, mas elas só são, geralmente, pequenos momentos e pequena intensidade de felicidade. 
A grande quantidade de felicidade conseguimos com o Nirvana, e é essa a proposta do Buda.
Se não podemos ter ausência de problemas, dificuldades e sofrimentos na vida, podemos ter uma felicidade constante, e que vai amenizar muito essas coisas ruins.

 

Descrição: Esse texto fala sobre a busca principal do Budismo, que foi ensinado por Buda, que não é a eliminação do sofrimento, mas é nos deixarmos tão bem, que os sofrimentos e as insatisfações se tornem menos significantes.

 

 

Você também pode se interessar por: